No dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, foi inaugurada em Coxilha a Rota da Sapopema, um local de estudos e vivências socioambientais, com o objetivo principal de gerar conscientização sobre preservação ambiental e respeito à natureza. Destacando a importância das árvores centenárias e dos recursos naturais, que são fundamentais para o funcionamento do planeta.
A Rota da Sapopema também será um importante ponto turístico do município, estabelecendo uma relação entre as pessoas e a natureza, contribuindo para a sensibilização dos cidadãos sobre as problemáticas ambientais, possibilitando o contato e a reconexão da sociedade com a natureza, além de trazer visitantes e movimentar a economia local.
Sapopema é um nome de origem tupi-guarani: “Sapo” = raiz; “Pema” = esquinada, que se projeta para fora da terra. Sendo árvores centenárias, elas são capazes de absorver uma maior quantidade de CO2, que é o principal gás causador do efeito estufa, além de produzirem frutos que servem de alimento para diversas espécies de animais. Ainda abrigam uma grande diversidade de espécies vegetais e animais, proporcionando habitats únicos que contribuem para a manutenção do equilíbrio ambiental.
Venha conhecer a Rota da Sapopema, um recanto de preservação ambiental em Coxilha.
https://maps.app.goo.gl/kL2JfGZ6VLDpbpKD9