A Administração Municipal de Coxilha, através da Secretaria de Saúde, procura voluntários para capacitar vacinadores para realizar a vacina BCG nos recém-nascidos do nosso município. Os voluntários precisam ter 18 anos completos ou mais e serão vacinados com água destilada, para simular a vacinação. Este produto não é prejudicial à saúde.
A vacina BCG tem uma particularidade: para o profissional estar apto a vacinar crianças, é necessário fazer um treinamento de pelo menos 50 aplicações corretas em braços de adultos.
O treinamento será realizado pela 6ª coordenadoria de saúde no dia 29 de setembro, quarta-feira, no turno da manhã, no Ginásio Poliesportivo Municipal Olivério Garcia Trindade. A capacitação do profissional vacinador é uma exigência preconizada pelo Ministério da Saúde.
A vacina BCG previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium Bovis ou pelo Bacilo de Koch. Elas atacam mais comumente os pulmões, mas pode também causar infecções nos ossos, rins e meninges (as membranas que envolvem o cérebro).
O Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, recomenda a vacinação universal das crianças contra tuberculose. É importante que seja dada logo ao recém-nascido, se isso não for possível, deve ser ministrada após o primeiro mês de vida.
Por isso a importância de ter profissionais aptos a aplicação dessa vacina.
Contamos com a colaboração da comunidade.
Interessados entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde pelos telefones 3379-1179 ou 3379-1202.