Notícias Voltar

Vacinação COVID-19Vacinação COVID-19

10/02/2021 Assessoria de Imprensa

A Administração Municipal de Coxilha, através da Secretaria de Saúde, informam que a Campanha de Vacinação COVID-19 iniciou no dia 20 de janeiro de 2021, quarta-feira, onde Coxilha recebeu cinco doses da Vacina Coronavac, pela 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. Após o recebimento das doses, foram elencados cinco profissionais da linha de frente. A seleção dos colaboradores foi realizada em conjunto com a Secretária Municipal de Saúde, Diretor da Unidade Básica de Saúde, Enfermeira responsável da Sala de Vacinas e Diretor Médico da UBS, os quais seguiram as recomendações do Ministério da Saúde, na qual determina que as primeiras doses deverem ser aplicadas nos profissionais de saúde da linha de frente ao combate ao Coronavírus que são portadores de doenças crônicas.

Seguindo as orientações do fornecedor da Vacina Coronavac, a aplicação da segunda dose ocorrerá 28 dias após a aplicação da primeira dose. As cinco doses para aplicação da segunda dose foram recebidas da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde no dia 02 de fevereiro, terça-feira, e encontram-se reservadas na UBS para aplicação no dia 17 de fevereiro, quarta-feira.

No dia 26 de janeiro, terça-feira, a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde dispensou para Coxilha, 20 doses da Vacina AstraZeneca. Seguindo os mesmos critérios estabelecidos anteriormente, forma elencados 20 colaboradores da linha de frente ao combate ao Coronavírus. Conforme orientação do fornecedor da Vacina, a segunda dose deverá ser aplicada 12 semanas após a primeira. Ressalta-se que, das 20 doses recebidas para aplicação foram aplicadas 19 doses. Justifica-se o descarte da última dose, pois, ao aspirar a vacina no frasco ampola, foi constatado que o volume aspirado (0,4ml) não correspondia aos 0,5ml que deveriam ser aplicados. O profissional que não recebeu a dose foi vacinado no dia 04 de fevereiro, quinta-feira.

No dia 03 de fevereiro, quara-feira, Coxilha recebeu da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, 25 doses da Vacina COVID-19, produzidas pelo Instituto Butantan, em parceria com o Laboratório SINOVAC. Destas 25 doses, cinco serão armazenadas para vacinar o primeiro grupo que recebeu a dose da Coronavac no dia 20 de janeiro. As outras 20 doses serão utilizadas para a vacinação da terceira etapa da vacinação.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, somente profissionais da área de saúde, que atuam na linha de frente, idosos e pessoas com deficiência que residam em instituições e indígenas que residam em aldeias, irão receber doses da Vacina COVID-19 nesse primeiro momento.

As vacinas adquiridas foram aplicadas nos profissionais de saúde que atuam na linha de frente ao combate CORONAVÍRUS. Salientando que nesta etapa da vacinação, a população geral não deve procurar as Unidades Básicas de Saúde, pois este é o primeiro passo que o município está dando em relação a vacinação.

Conforme os laboratórios disponibilizem mais doses das vacinas pelo Ministério da Saúde, o Governo do Estado enviará para o município, para a aplicação nas populações que integram os grupos prioritários.

Ao receber outras doses, a Administração Municipal de Coxilha irá publicar nos veículos digitais quais indivíduos deverão procurar a Unidade Básica de Saúde para receber a vacina.

Entre os dias 20 de janeiro a 03 de fevereiro foram vacinadas 44 pessoas. O cronograma de vacinação somente poderá ser estabelecido após o recebimento das doses por parte da Coordenadoria Regional da Saúde. As vacinas serão aplicadas na Unidade Básica de Saúde, seguindo o cronograma elaborado após cada recebimento de doses. Ressalta-se que o Plano Municipal de Vacinação Contra o COVID-19 foi apresentado ao Conselho de Saúde, no qual está de acordo com a proposta apresentada.

Fique atento e em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 3379-1179.





Compartilhar:
| WhatsApp
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.