O "Abril Azul" é uma iniciativa global que visa aumentar a conscientização sobre o autismo e promover a aceitação e a inclusão das pessoas autistas na sociedade, bem como dar visibilidade e levar ao conhecimento de todos, o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O mês de abril foi escolhido para essa campanha devido ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril de cada ano. E a cor azul foi escolhida como símbolo do autismo em referência à prevalência masculina do transtorno.
O TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico que apresenta algumas características como: dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos.
O acompanhamento do autista é feito através de vários profissionais como: fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, neurologista, psiquiatra, podendo ainda se estender a outras áreas conforme a necessidade.
Hoje, o autismo faz parte do dia-a-dia de várias famílias e por isso deve ser lembrado sempre. Educar-se sobre o autismo, promover a aceitação e a inclusão, e respeitar as necessidades e preferências das pessoas autistas são passos essenciais para construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos.