Notícias Voltar

O cuidado com o desmatamentoO cuidado com o desmatamento

11/06/2021 Assessoria de Imprensa

O desmatamento pode causar diversos impactos para o meio ambiente, afetando, assim, todos os seres vivos. Dentre os impactos que surgem como consequência do desmatamento, podemos citar a degradação de habitat: a retirada da vegetação destrói o habitat de várias espécies, o que pode, inclusive, levá-las à extinção.

O desmatamento e a degradação florestal são atividades que emitem gases causadores do efeito estufa (GEE), sobretudo gás carbônico (CO2), que causam a mudança do clima. O desmatamento e as queimadas afetam também o clima local reduzindo a umidade nas áreas atingidas e podendo afetar o fluxo das chuvas no território. O desmatamento das florestas é uma das fontes de emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera, em especial de dióxido de carbono – CO2. Assim, contribui para o aquecimento do sistema climático, porque maiores concentrações de gases de efeito estufa fazem a atmosfera reter mais energia.

 

O que pode ser feito para diminuir o desmatamento?

Entre elas algumas são de reduzir o desmatamento, programar a agricultura de baixo carbono, manter elevada a participação de energia renovável na matriz elétrica, aumentar a eficiência energética, fomentar o aumento da participação de bicombustíveis.

 

 

Alteração no microclima da região

As áreas de floresta, através da vegetação, absorvem grande quantidade da energia solar para fotossíntese e evapotranspiração. Uma vez desmatada, o calor passa a se propagar com mais intensidade para a atmosfera por conta da maior exposição do solo, isso faz com o que o microclima da região seja alterado, refletindo, por exemplo, na quantidade de chuvas, o local que possuí poucas chuvas passa a ter precipitações pluviométricas mais intensas, provocando as enchentes.

 

Perda de biodiversidade

Locais de habitat de várias espécies, as florestas conservam a biodiversidade. O desmatamento provoca a morte de diversos animais e põe fim em diferentes tipos de vegetação. A Mata Atlântica abriga 20 mil espécies de plantas e mais de duas mil espécies de animais, algumas endêmica, ou seja, só existem nesse espaço. De acordo com o Sistema Ambiental Paulista, cerca de 400 animais e 200 espécies de plantas estão em ameaça de extinção na Mata Atlântica.





Compartilhar:
| WhatsApp
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.