ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

SEC. MUN. DE EDUCAÇÃOVoltar >

Secretária:Tâniela De Cesaro

E-mail: educacao@pmcoxilha.rs.gov.br

Endereço: Av. Fioravante Franciosi, nº 68.

Telefone: (54) 3379-2514 / (54) 3379-2534

Expediente: De segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

 

Atribuições da Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação tem por objetivo operacional promover, supervisionar, orientar, acompanhar e avaliar as atividades que garantam ao cidadão o exercício de seu direito à educação, devendo para isso:

• Planejar, coordenar, controlar e executar a política educacional do Município, mediante oferecimento especialmente de ensino infantil e ensino fundamental;

• Coordenar, orientar e controlar a atuação das unidades de ensino nos aspectos pedagógico, administrativo e legal;

• Planejar, coordenar, controlar e executar programas suplementares de merenda escolar, transporte escolar, material didático e de assistência ao educando;

• Exercer as atribuições de planejamento, coordenação e controle das atividades pertinentes ao desenvolvimento pedagógico;

• Exercer as atribuições de planejamento, coordenação e controle das atividades de organização curricular e de gestão do sistema de ensino.

 

A Secretaria Municipal de Educação, se compõe das seguintes unidades:

• Departamento de Cultura;

• Departamento do Desporto;

• Escola Municipal de Educação Infantil Tia Sila;

• Escola Municipal de Ensino Fundamental Pantaleão Thomaz.

 

Departamento da Cultura

Responsável: Michele Góis

E-mail: cultura@pmcoxilha.rs.gov.br

Telefone: (54) 3379-2514

O Departamento de Cultura tem por objetivo operacional promover, supervisionar, orientar, acompanhar e avaliar as atividades que garantam ao cidadão o acesso à cultura do Município e a cultura geral, além de divulgar as atividades realizadas pela Administração, devendo para isso:

• Planejar, coordenar, controlar e executar programas e atividades relacionadas ao desenvolvimento cultural, inclusive por meio de medidas promotoras de manifestações artísticas e culturais;

• Planejar, coordenar, controlar e executar programas e atividades relacionadas à preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural do Município;

• Planejar, coordenar, controlar e executar a política municipal de arquivos históricos;

• Divulgar as atividades realizadas pela administração relacionadas à área da cultura.

• É de competência do Departamento de Cultura: a Biblioteca Municipal Jocélia de Souza, Parque de Eventos Alvady da Rocha Gehlen.

 

Departamento do Desporto

Responsável: Valjoe Ramos Nunes

E-mail: educacao@pmcoxilha.rs.gov.br

Telefone: (54)3379-2514

É função do Departamento do Desporto, administrar, coordenar, gerir, incentivar, promover, o esporte e o lazer, procurando viabilizar amplo desenvolvimento das manifestações esportivas no município de maneira que o mesmo possa vir a ter representatividade em competições, como promover o esporte enquanto agente da promoção da qualidade de vida.

E ainda na área do lazer proporcionar ao munícipes espaços de difusão de práticas do lazer e atividades coordenadas direcionadas ao lazer de maneira acessível a todos colaborando na promoção da qualidade de vida e na descoberta do prazer corporal da realização destas atividades.

É de competência do Departamento do Desporto: o Ginásio Poliesportivo Municipal Olivério Garcia Trindade e o Campo Municipal de Futebol Sete Marcos Mateus Fortunatto.

 

Escola Municipal de Educação Infantil Tia Sila

Diretora: Tatiani Piassão Flores

E-mail: escolinhatiasila@gmail.com

Telefone: (54) 3379-2531

Atende pela educação infantil (zero até três anos) e pela pré-escola (4 até 5 anos)

Educação infantil é definida como a primeira etapa da educação básica e tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento físico, psicológico, social e intelectual dos menores.

O espaço educacional é, então, projetado para contribuir com o desenvolvimento da motricidade, capacidade de socialização, iniciação da alfabetização. Tudo isso através de atividades lúdicas que respeitam as características pessoais de cada indivíduo.

 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Pantaleão Thomaz

Diretora: Glaucia Teresinha Antoniolli 

E-mail: pantaleao.thomaz@pmcoxilha.rs.gov.br

Telefone: (54) 3379-2533 / (54) 3379-2512

Atende alunos do 1° ano ao 9° ano

A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem. A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo sendo necessário que a escola propicie o domínio dos conteúdos culturais básicos da leitura, da escrita, da ciência, das artes e das letras, sem estas aprendizagens dificilmente o aluno poderá exercer seus direitos de cidadania.