ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


Coxilha sedia o 1º Seminário Regional sobre Saneamento BásicoCoxilha sedia o 1º Seminário Regional sobre Saneamento Básico

Publicado em 10/09/2018, Por Assessoria de Imprensa

Saneamento básico foi o tema que levou cerca de 300 pessoas da região de Passo Fundo para o município de Coxilha, na participação do 1º Seminário Regional sobre Saneamento Básico. O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Coxilha, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Bakof Tec, foi realizado no salão paroquial,no dia 05 de setembro. Pela parte da manhã, o tema foi abordado com palestras e apresentações de estações temáticas. O coordenador estadual da Emater/RS-Ascar da área de saneamento básico, Gabriel Ludwig Katz, falou sobre o saneamento básico rural como estratégia de saúde e preservação ambiental. No meio rural há extrema dificuldade de alcance dos sistemas de abastecimento de água, assim como do tratamento de esgoto para as famílias. Uma solução para o abastecimento de água é a  proteção de nascentes, que além de ser uma alternativa mais barata que o poço artesiano, por exemplo, ainda é ambientalmente mais viável.

É uma tecnologia social, que protege as fontes de possíveis contaminantes locais e interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas e no ambiente em que elas vivem, disse Katz. Também foram apresentados projetos de saneamento e jardinagem realizados no interior do município de Passo Fundo, pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Sandra Bressan Gayger. Já a extensionista Vilce Vidalis palestrou sobre as ações realizadas no municípiode Ibiraiaras em relação aos resíduos sólidos. Na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos e seguiram para quatro estações técnicas. Em frente à Igreja São João Batista, a equipe da Emater/RS-Ascar falou sobre jardinagem e paisagismo, levando em consideração os espaços disponíveis, os tipos de jardins e de plantas a serem escolhidos, a preparação do solo e os cuidados que se deve ter ao longo do ano. De acordo com Sandra, que também esteve na estação técnica, o paisagismo é uma atividade que organiza os espaços externos com o objetivo de proporcionar bem-estar aos seres humanos e de atender às suas necessidades, conservando os recursos desses espaços. Já na propriedade de Dari e Zoraide Tamanho foi falado sobre a importância do saneamento básico na propriedade, com a demonstração do minhocário, da coleta de água da chuva e destino adequado do lixo. Dentro do salão paroquial, representantes da Bakof Tec apresentaram equipamentos existentes para o correto destino dos dejetos. Por fim, todo o grupo foi conduzido para conhecer a área onde está instalado o sistema de tratamento de efluentes de Coxilha. O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adami, destacou que esse evento faz parte do planejamento anual das ações da Instituição na região.

Era uma atividade que estava estática e voltamos a colocar em prática, envolvendo mais de 3.500 famílias na região. Ações de saneamento refletem diretamente na qualidade de vida das famílias, disse. Adami ainda reforçou a importância das parcerias e dos patrocínios no desenvolvimento das ações. O 1º Seminário Regional sobre Saneamento Básico contou com o patrocínio do Sicredi. Participaram também os prefeitos de Coxilha, Ildo José Orth; de Caseiros, Leo Cesar Tessaro; e de Santo Antônio do Palma, Lauro Gatto; o diretor da Bakof Tec, Nelci Afonso Bakof; o assessor de relacionamento da Sicredi Integração de Estados RS/SC, Gilso Manfroi, além de secretários e lideranças municipais e regionais.

 

Texto de: Vanessa Almeida de Moraes Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo Jornalista Vanessa Almeida de Moraes

 





Compartilhar: FACEBOOK | TWITTER