ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


CRAS realiza palestra em homegem às mulheres de CoxilhaCRAS realiza palestra em homegem às mulheres de Coxilha

Publicado em 09/03/2018, Por Assessoria de Imprensa

No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, o CRAS promoveu a palestra "A FORÇA DA MULHER", Lucimar Mantovani Laidens, professora de português e literatura aposentada, poeta e trabalhadora voluntária e palestrante do Centro Espírita Dias da Cruz. A palestrante destacou a coragem que tem a mulher. É ela que tem a missão de perpetuar a raça humana. É ela que é capaz de cuidar do lar, com muito orgulho, cuidar da família, estudar e trabalhar tudo ao mesmo tempo.

Nesse sentido, iniciou sua fala lembrando de usa vó Rosa que, analfabeta, foi parteira na região de Casca auxiliando a dar à luz a mais de 5000 crianças, segundo registros oficiais. Mesmo realizando com maestria esta árdua tarefa, sua vó ainda cuidava da casa, criou 5 filhos e dois netos e apresentava inabalável fé em Deus e na vida. Apesar de tudo isso, ela jamais cobrou por nenhum parto.

Questionada por sua neta Lucimar por que as pessoas não pagavam os partos como os atendimentos de enfermagem que também prestava, ela respondeu certa vez: "Porque eles não podem pagar minha neta, eles não podem". E não podiam, agricultores pobres que eram. A oradora também abordou grandes personalidades femininas de nossa história como Irene Sendler que salvou mais de 2500 crianças durante a segunda guerra mundial. Destacando assim o nosso dever em defender nossas crianças que por vezes sofrem abusos no próprio lar. Que as moças devem aprender a valorizar a vida e respeitar seu próprio corpo, preocupando-se em formar-se para a vida antes de desejar constituir família.

Importante tema diante de tantas jovens que engravidam antes de chegar na vida adulta. Falou também da empregada que se tornou juíza. E deixou a mensagem de que toda a mulher tem a força necessária para ser feliz e realizar seus sonhos, sem depender de ninguém. Lembrando sua avó, dirigiu-se ao público com firmeza frizando: "Mal não fazer; Nada a temer. Não tema minha neta. Não devemos temer nada, nunca!" 

Ao final, a Primeira Dama do Município Srª Neli Orth entregou um mimo em gratidão no formato de rosas amarelas. A Prefeitura Municpal de Coxilha e o Centro de Referência em Assistencia Social, em nome da administração, agradecem a fala muito oportuna e encorajante da, em suas próprias palavras, "nossa amiga." 

A palestra foi realizada de forma totalmente gratuita e foi transmitida ao vivo no facebook neste perfil. Você pode conferir a palestra na íntegra clicando AQUI.  





Compartilhar: FACEBOOK | TWITTER